domingo, 26 de agosto de 2012

Sábado para quebrar o silêncio

 
O dia 25 de agosto foi marcado por passeatas, panfletagens, celebrações públicas externas e dentro das igrejas adventistas do Grande Recife.
 
O sábado oficial do projeto “Quebrando o Silêncio”, 25 de agosto, contou com programações locais diversificadas por todo Grande Recife e Zona da Mata. Dentro das Igrejas Adventistas, os mais de 20 mil membros dessas regiões foram alertados sobre os traumas da violência e motivados a trabalhar para combatê-la. Nas ruas, programas como panfletagem, distribuição de revistas e folhetos, programas de assistência social e passeatas, mobilizaram os fiéis.
 
Quebrando o Silêncio com muito barulho
 
Foi ao som de fuzileiros, atabaques, surdos, tambores e pratos, que as igrejas adventistas da cidade de Paudalho, Zona da Mata pernambucana, foram as ruas neste sábado para uma manhã de panfletagem. O grupo, com aproximadamente 200 pessoas fardadas com o uniforme do projeto, contou com a parceria da banda marcial do Colégio Municipal Severino José, que fica na comunidade Chã Grande, município de Paudalho, tocando do início ao fim da passeata.
 
Os adventistas distribuíram 4mil folhetos. Com bolas brancas na mão, faixas com alertas sobre violência e participação de desbravadores, a estratégia do projeto foi arrojada. “É uma tradição nossa fazer essa passeata no período do Quebrando o Silêncio, mas, dessa vez, mudamos o roteiro. Costumávamos seguir pela avenida principal da cidade, mas, dessa vez, preferimos contemplar a maior quantidade de bairros possíveis, por isso, muita ladeira e um percurso bem maior, mas, valeu a pena!”, comenta uma das coordenadoras da ação na cidade, Claudiana Silva.
 

Dentro das igrejas
 
A programação das igrejas adventistas em toda a América do Sul na manhã do dia 25 de agosto ganhou um formato parecido. O assunto: violência. O objetivo: encarar os seus traumas e preparar os membros para ajudar aqueles que sofrem com agressões. Em algumas cidades, o programa foi feito de forma coletiva, como foi em Carpina, Zona da Mata do estado. As igrejas se reuniram no auditório da Escola Técnica da cidade, onde contaram com um dia inteiro de programação especial para adventistas e convidados.

Um dos palestrantes da manhã foi o pastor Péricles Barbosa, líder de jovens para o Grande Recife. “Fiquei feliz com a atitude do grupo, percebi que no público tinha não-adventistas, e isso é muito bom, pois mostra a cara social que a igreja tem impresso para alcançar pessoas”, comentou. E mesmo depois de um dia de atividades, neste sábado a noite, o grupo de fiéis da cidade de Carpina ainda realizarou uma caminhada noturna.
 
Passeata, feira e Nosso Amiguinho
 
Uma programação completa para todos os públicos: passeata para jovens e desbravadores; feira de saúde para atender adultos e idosos; e a turma do Nosso Amiguinho ao vivo para animar a garotada. Essa foi a receita seguida pelas igrejas do bairro de Mustardinha, no Recife. Em uma tarde de programações externas, o “Quebrando o Silêncio” reuniu todas essas atividades em uma das regiões mais movimentadas do Recife, a Avenida Agamenon Magalhães.
 
Dentre os participantes, gente que já conviveu com a violência, e hoje, além de conseguir superá-la, procura fazer com que outras pessoas façam o mesmo. Para manter a privacidade, separamos apenas um depoimento comovente:“Sou adventista há 20 anos e superei a violência que sofri quando era criança. Eu e minha irmã éramos acariciadas pelo padrasto da nossa mãe. Vivíamos em um silêncio, com medo. Hoje, entendo exatamente o que acontecia, e sei que, como cristã, preciso alertar e acolher outras pessoas que guardam marcas da agressão”.
 
Grande passeata Quebrando o Silêncio
 
Neste domingo, 25, a partir das 08h30, adventistas de todo Grande Recife e Zona da Mata do Estado se reúnem na frente da prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, em Piedade, para mobilizar um grande passeata. A coordenadora do projeto em Pernambuco, professora Cláudia Oliveira, faz o convite:"Contamos com pelo pelos 2mil pessoas. Vamos distribuir 4 mil revistas e mais de 5mil folhetos. É hora de quebrar o cilêncio."(Rebbeca Ricarte)

Nenhum comentário: