domingo, 5 de agosto de 2012

Agentes da paz contra a violência


No último domingo, 05 de agosto um verdadeiro exercito da paz esteve reunido no templo central da Igreja Adventista do Sétimo Dia no Recife. O grupo foi formado por mulheres de toda a região metropolitana e parte do interior que desempenham em suas comunidades funções de liderança junto ao publico feminino.

O encontro foi o ponto de partida para a realização da Campanha Quebrando o Silêncio, de combate e prevenção a violência familiar, realizada anualmente pela Igreja Adventista do Sétimo Dia. Em 2012 a campanha acontecerá no dia 25 de agosto, envolvendo fieis de toda a América do Sul.

Na ocasião as participantes foram orientadas sobre como promover o projeto em suas congregações e receberam também todo o material publicitário do Quebrando o Silêncio, o que inclui: revistas temáticas para adultos e crianças; folhetos educativos; cartaz; guia de orientações de como realizar o programa na igreja e um DVD com músicas e outras informações.

Segundo a professora Claudia Santos, coordenadora regional do Quebrando o Silêncio, a campanha deste ano tem uma temática diferente dos anos anteriores. “Em 2012 falaremos como podemos tratar os traumas da violência, mostrando os caminhos da superação”, disse ela.

Além da mobilização que será realizada pelas igrejas em vários bairros e cidades pernambucanas, duas outras ideias foram apresentadas para ampliar o alcance do Quebrando o Silêncio: A primeira será a realização de uma passeata no dia 26 de agosto (domingo) com a participação de adventistas do Recife e de outras cidades que acontecerá no bairro de Prazeres em Jaboatão dos Guararapes e a segunda proposta foi a parceria com o projeto Impacto Recife, uma ação desenvolvida por voluntários de comunicação que estarão divulgando todas as atividades realizadas através de rádio, blog (http://impactorecife.blogspot.com.br) e redes sociais (twitter e facebook).

Durante o evento, algumas ações que acontecerão durante o Quebrando o Silêncio já começaram a ser divulgadas. No bairro de Ouro Preto na cidade de Olinda, membros de 06 igrejas da região distribuirão folhetos educativos da campanha pelas principais ruas da comunidade. De acordo com Mara Nubia, coordenadora do movimento, espera-se mais de 500 pessoas em um ato público que acontecerá na Praça Fogo sobre Terra, umas das principais do local. “Queremos encerrar as atividades com um culto de celebração, trazendo também profissionais específicas para falar sobre o tema”, contou Mara entusiasmada.

As congregações adventistas de Salgadinho, Olinda e de São Lourenço da Mata, cidade vizinha ao Recife também já confirmaram atos públicos, divulgando o Quebrando o Silêncio. (Equipe Impacto Recife / Imagem: Carlos Santos)

Nenhum comentário: