terça-feira, 27 de abril de 2010

FERNANDO DE NORONHA AGORA TEM IGREJA ADVENTISTA

Fernando de Noronha, PE ...[ASN] O arquipélago de Fernando de Noronha é considerado em todo o mundo um santuário da natureza.

A exuberância das praias e do ecossistema dessa ilha rodeada pelo Oceano Atlântico é capaz de encantar turistas de todo o planeta, com apelos freqüentes para a preservação do lugar. Por essa razão, a inauguração de um templo adventista no arquipélago, ocorrida na sexta-feira, 23 de abril, é vista por muitos como um marco da expansão adventista no Brasil. “Essa igreja vai atrair não só os ilhéus, mas turistas do mundo todo que visitam Noronha a cada ano”, celebrou entusiasmado o pastor Wellington Bartolomeu, líder da mais nova congregação adventista brasileira.

O evento foi acompanhado pelas principais lideranças adventistas da América do Sul. Logo no começo, ficou evidente a mobilização de autoridades do arquipélago para viabilizar primeiro a licença, e depois a construção do templo. Encarregado do cerimonial e das homenagens, o pastor Ivo Vasconcelos, administrador financeiro da Igreja Adventista para o Nordeste, lembrou figuras importantes como Milton Luna, presidente do Conselho Distrital de Noronha – uma espécie de Câmara de Vereadores. Sua esposa, Magali Luna, ex-secretária de Educação de Pernambuco e admiradora declarada da Educação Adventista, teve papel preponderante para que este sonho acalentado pelas autoridades adventistas se concretizasse.

Uma homenagem especial foi oferecida ao empresário Milton Afonso. Filantropo reconhecido em todo o país e mesmo no exterior, o empresário não mediu esforços para que a Igreja se consolidasse na ilha, através do Sistema Novo Tempo de Comunicação e da Educação Adventista, antes mesmo da construção do templo. “Este momento é um sonho para mim, ver que esta igreja está ainda mais bonita do que eu imaginei”, disse Afonso. Ele ficou emocionado durante toda a cerimônia de inauguração. Recebeu uma placa em reconhecimento aos esforços missionários e humanitários dirigidos aos fiéis e moradores do arquipélago.

Logo após as homenagens, o pastor Erton Köhler, presidente da Igreja Adventista na América do Sul, trouxe uma mensagem de motivação espiritual para a nova igreja e seus fiéis. “Queremos receber notícias de que a igreja em Fernando de Noronha está crescendo no poder de Deus e envolvida na missão que Ele nos confiou”, exortou o líder.

A inauguração do templo em Fernando de Noronha foi parte de um projeto de missão global planejado há mais de oito anos. Integrante da campanha Terra de Esperança, que pretende levar o adventismo para 650 cidades sem um templo sequer, o arquipélago teve contato com a mensagem em seqüências bem definidas. Primeiro veio a instalação de uma antena de retransmissão do sinal da TV e Rádio Novo Tempo. Pouco tempo depois, foi a vez de um serviço educacional à distância, oferecido pela Unisa Digital, da Universidade de Santo Amaro, propriedade de Milton Afonso. As Faculdades Adventistas da Bahia também contribuíram, oferecendo bolsas para jovens da ilha. “Os filhos de Noronha estão bem servidos por este sistema tão lindo de educação”, disse Magali Luna.

A construção do templo fechou um ciclo. O outro, evangelístico, ocorreu paralelo aos preparativos finais da inauguração. O pastor Ivan Saraiva, apresentador da TV Novo Tempo, esteve na ilha durante três semanas para apresentar a mensagem adventista aos moradores. A despeito de tentativas de oposição ao seu trabalho, executadas por algumas representações evangélicas, o trabalho prosperou. Muitas pessoas demonstraram o desejo de seguir um novo estilo de vida de acordo com os ideais do adventismo.

Algumas histórias são emocionantes. É o caso de Josenildo Santos. Ex-jogador de futebol, ele acompanhou os seminários do pastor Saraiva. Decidiu tornar-se adventista. No sábado, dia 24 de abril, ele interrompeu a mensagem do pastor Erton Köhler para dar um emocionante testemunho de dedicação à Bíblia. “Eu costumava, aos sábados, jogar futebol com os amigos. Deixei de praticar esse esporte nesse dia, porque a partir de agora sábado é Dia do Senhor e de estar em sua Casa”, disse, em lágrimas, para comoção de todos os presentes.O ex-atleta foi uma das 18 pessoas que estiveram no sábado à tarde, na praia do Sueste, para um ritual de batismo em mar aberto. A cerimônia, conduzida pelos pastores Ivan Saraiva e Odaílson Fonseca, diretor da TV Novo Tempo, chamou a atenção das pessoas que estavam na praia na ocasião. No pôr do sol, pastores entraram no mar para um batismo simultâneo, em um momento que provocou lágrimas e sorrisos de familiares e amigos. [Equipe ASN,Heron Santana]

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá, Magali marinho Luna fez um otimo trabalho como diretora da escola arquipélago aqui em Noronha, mas nunca foi secretária de Educação de Pernambuco. Precisamos nos informar mais antes de publicar noticias com textos equivocados. Fiquem com Deus.