quarta-feira, 12 de maio de 2010

SÁBADO, ESPERANÇA PARA A FAMÍLIA

“Se desviares do sábado o teu pé, e deixares de prosseguir nas tuas empresas no meu santo dia; se ao sábado chamares deleitoso, ao santo dia do Senhor, digno de honra; se o honrares, não seguindo os teus caminhos, nem te ocupando nas tuas empresas, nem falando palavras vãs; então te deleitarás no Senhor, e eu te farei cavalgar sobre as alturas da terra, e te sustentarei com a herança de teu pai Jacó; porque a boca do Senhor o disse.” Isaías 58:13

Este ano a Igreja Adventista do Sétimo Dia na América do Sul está com seus esforços voltados para a proclamação do sábado, como UM DIA DE ESPERANÇA. Isto reflete uma preocupação santa de nossos líderes sobre esta verdade tão especial, que muitas vezes tem sido esquecida até mesmo por aqueles que a conhecem.

Venho de um tempo em que o sábado era um diferencial no estilo de vida de um adventista do sétimo dia. Lembro-me das inúmeras vezes em que empreendíamos verdadeiras batalhas teológicas para provar a crentes não adventistas a santidade do sábado, recordo também que na casa de um dos membros a televisão era coberta com um lençol ou camisa, simbolizando que a mesma não poderia ser utilizada para assistir fatos seculares no período sabático. Estes fatos me mostram um amor apaixonado pela Lei de Deus e pela verdade, claro que algumas vezes existiam alguns excessos, porém no geral o comprometimento era visível a todos.

Entretanto, os anos passaram-se e parece que agitação do dia-a-dia não permite mais que algumas famílias e crentes aproveitem de maneira completa as bênçãos de Deus no sábado. O verso que lemos no início nos convida a abandonar atividades rotineiras no período de 24h ou como diria uma amiga minha “desligar a tomada”. Mas porque tantos ainda insistem em transferir para o sábado suas preocupações, dores e problemas da semana? O sábado foi criado para ser um dia de benção, para cada cristão e para cada família. Por isso é necessário que haja um compromisso em família, para que bênçãos de Deus pousem na sua casa e em cada membro individualmente.

Gostaria de desafiá-lo a integrar a sua família em defesa e guarda do sábado, com este objetivo deixamos a seguir alguns conselhos de como o sábado pode ser bem melhor em família.

UM DIA DE SANTIDADE – Algumas pessoas infelizmente querem ser mais “santas” no sábado, promovendo em um dia estilo de vida, que é desprezado nos outros seis. O sábado deve ser um reflexo da fé que já temos confirmada em nosso coração, é a oportunidade que Deus nos dá de maximizar o nosso relacionamento com Ele. Nada serve tentar viver apenas no sábado uma vida cristã que não existe no resto da semana. Deus concede a mim e a você a chance de estar mais perto Dele do a qualquer outro mortal que ignore o quarto mandamento, e este dia é o sábado.

UM DIA PARA FAMÍLIA – Nunca os membros da família estivarão tão distantes uns dos outros como em nosso tempo, mesmo vivendo embaixo do mesmo teto. As diversas atividades não permitem mais que pais e filhos conversem livremente, fato este que tem levado a desestruturação do ambiente familiar. No sábado é importante que a família reserve tempo para estar unida, desde os primeiros momentos no pôr-do-sol da sexta feira até o pôr-do-sol do sábado. Pode ocorrer, devidos algumas impossibilidades que algum membro ainda esteja na rua, enquanto o restante da família celebra a chegada do sábado, este não deve ser esquecido, todos os outros devem incluí-lo em suas orações e se possível realizar um telefonema, enviar uma mensagem de texto ou e-mail desejando-lhe um Feliz Sábado. Assim a família sempre terá o sábado como um referencial de adoração e união.

UM DIA PARA IR A IGREJA – O culto do sábado pela manhã sempre é mais especial, não por causa das músicas ou da mensagem pregada, mas sim pelas pessoas. O sábado pela manhã é o momento especial de adoração da família cristã, neste dia o trabalho secular, a escola, a faculdade ou qualquer outra coisa não nos impedem de estar na casa de Deus são desprezadas, pois reservamos um tempo para isso. A adoração a Deus seja na Escola Sabatina ou no Culto Divino é celebrada com a nossa presença, o coração de Deus se regozija em ver Seus filhos em Seu santo templo. Todas as vezes que vamos a casa de Deus, estamos mostrando ao mundo nossa verdadeira identidade como adventistas do sétimo dia.

UM DIA PARA DESLIGAR – Anteriormente mencionei a expressão de uma amiga que diz que no sábado é o dia de “desligar a tomada”. Durante a semana nos preocupamos com trabalho, estudos, finanças e outras questões, porém no sábado somos convidados a esquecer todas estas coisas. “Mas como esquecer que tenho contas a pagar?”; “Que tenho trabalho a realizar?”; “Provas a estudar?”; esta é a indagação de muitos cristãos, entretanto esta é grande benção do sábado: Entregar-se confiantemente nas mãos de Deus, crendo que Ele cuida de tudo. Olhando por este ótica entendemos que o sábado é também um dia de descanso e confiança.

UM DIA DE SALVAÇÃO – O sábado será a mensagem de distinção para os cristãos nos últimos dias, somente aqueles que foram lavados e remidos pelo sangue de Cristo receberão as bênçãos e o cuidado Divino cultivados durante toda uma vida de fidelidade. Não guardamos o sábado para nos salvar, porém uma vez salvos não podemos desprezar este dia, como uma grande expressão de amor por nós.

Estas são apenas algumas razões pelas quais descansamos no sábado, porém nenhum delas é tão especial como a de ter Jesus a cada sábado falando a nosso ouvido: “Meu filho não temas, eu estou contigo. Confie em mim!”

Ariston Júnior – radialista e líder de comunicação da Igreja Adventista no recife

Nenhum comentário: